Pesquisar este blog

domingo, 22 de julho de 2012

Aprendendo a aprender


APRENDENDO A APRENDER
LUIZ MARINS
Uma pessoa que não seja um eterno aprendiz não terá sucesso no mundo de hoje. A velocidade da mudança, o ciclo de vida curto dos produtos, a crescente exigência dos clientes e a concorrência global em que estamos inseridos, exigem de nós uma disposição constante para aprender, para mudar nossos conceitos, nossos hábitos e nossa forma de agir. Nunca como hoje, ter uma atitude de aprender foi tão essencial para o sucesso pessoal e profissional. Hoje, uma pessoa pode ser considerada “velha” apenas quando ela perde a vontade de aprender. Pessoas que mantêm acessa a chama de aprender não envelhecem, pois suas cabeças continuam jovens.
Não há desculpa para que uma pessoa fique parada e não se desenvolva. Existem muitas bibliotecas, revistas e jornais em profusão, a internet está em quase todos os lugares e com fácil acesso. Fora isso, há dezenas de outras oportunidades – cursos, palestras e mesmo canais de televisão com excelente conteúdo. É preciso nunca perder a vontade de aprender e de se expor a novos conhecimentos e experiências de alto valor. Não podemos jogar a toalha dizendo que “não temos mais o que aprender” e que isso é só para os mais jovens. Até mesmo a medicina tem nos ensinado que manter o cérebro ativo é essencial para uma boa saúde mental.
Para aprender a aprender é preciso criar hábitos saudáveis de leitura, de anotação, de curiosidade pelo saber. O hábito se forma pela repetição e isso exige algum esforço. Quanto mais você ler, mais desejará ler. Quanto mais você aguçar sua curiosidade e ir atrás do conhecimento, mais sentirá prazer em estudar. Quanto mais participar de cursos, palestras e seminários mais sentirá vontade de participar, pois terá motivação para vencer a preguiça e a acomodação.
O século XXI é o século do conhecimento. Dedique-se a aprender a aprender. Seja um eterno aprendiz. Pense nisso. Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário