Pesquisar este blog

domingo, 9 de dezembro de 2012

A GESTÃO DE PESSOAS E A COMUNICAÇÃO


O papel do gestor é essencial dentro de uma organização. Cabe a ele motivar seu colaboradores e saber se comunicar, ou seja, ter uma comunicação eficaz e com ela liderar sua equipe para que todos atinjam o objetivo comum da empresa. Gerir uma equipe não significa não ter problemas, mas sim saber lidar com eles. Diante disso o gestor precisa “emoldurar o problema”, isto é, trazê-lo a mostra a equipe de uma forma que todos compreendam e possam encontrar uma solução com o entrosamento e participação de todos. Quando se emoldura um problema tem se a oportunidade de ouvir os envolvidos ressaltando aspectos positivos da situação a fim de chegar numa solução. “Emoldurar” é isolar e mostrar o problema, discutir possíveis soluções sem sair dos trilhos com o objetivo de encontrar respostas.
No grande cenário empresarial hoje se destaca aquele que consegue ser habilidoso e eficaz no que faz. E para os gestores não é diferente. O papel do gestor não é só gerir e ser simpático, mas sim liderar as pessoas para ter uma equipe eficaz e comprometida dentro da organização desenvolvendo com excelência seus trabalhos a fim de alcançar um objetivo comum. O gestor precisa saber lidar com diferentes situações sejam elas positivas ou negativas usando da sua liderança e comunicação para encontrar saídas juntamente com seus colaboradores ressaltando o valor de cada um. Gerir significa também encarar os problemas encontrando possíveis soluções e para isso o gestor tem um fator que, se usado com sabedoria, pode auxiliar na tomada de decisão, ou seja, emoldurar o problema, mostra-lo e isola-lo, manter o foco nele a fim de que juntos possam encontrar a melhor solução.
Portanto o papel do gestor é estar presente na organização, gerir e liderar pessoas com um propósito comum, manter a sua equipe unida e concentrada no objetivo da organização. O bom gestor é aquele que consegue lidar com as várias situações sejam elas inesperadas ou planejadas sem deixar o seus colaboradores abalados ou fora dos processos de crescimento. Liderar requer também uma comunicação eficaz onde o gestor trata dos problemas de uma forma eficiente, emoldurando-os para que se consigam resultados significativos e contando com a participação ativa dos envolvidos mantendo sempre o objetivo e o foco no que se quer assim o gestor atenderá as metas sem grandes perdas.

Baseado no artigo de Melissa Raffoni é presidente da firma de consultoria Peer Groups and Professional Skills Consulting, sediada em Boston, Massachusetts, EUA, e foi professora da Sloan School of Management, a escola de administração ligada ao Massachusetts Institute of Technology (MIT). Escreveu este artigo originalmente para a Harvard Management Update.

Nenhum comentário:

Postar um comentário